Qual é a diferença entre o piano e o teclado??? Essa é uma dúvida de muita gente quando tomam a decisão de aprender um desses dois instrumentos, mas vamos logo direto ao assunto. Apesar de serem muitos parecidos o piano é um instrumento muito mais antigo que o teclado e ja fez muita história nos últimos 300 anos. Já o teclado, surgiu nos anos 60 e é um instrumento eletrônico. Essa é uma das principais diferenças entre eles.
O Fato é que as tecnologias utilizadas pelo teclado evoluíram tanto que fizeram dele um instrumento realmente versátil que é capaz, inclusive, de imitar o som de outros instrumentos e, as vezes, até de bandas inteiras sozinho. Imagina, um único músico sendo capaz de tocar como uma verdadeira banda de um homem só (Kkk). Então, enquanto o piano tem seu som único e maravilhoso o teclado é capaz de imitar outros instrumentos, incluindo o próprio piano.
Mas será que na hora de aprender os dois são tão diferentes assim? A resposta é: “depende”. Isso porque um aluno de piano não usa nenhum recurso eletrônico, então ele realmente toca todos os sons que o piano emite durante a música. Já o aluno de teclado pode usar o instrumento de inúmeras formas (até mesmo como um piano portátil), pois os recursos do teclado geralmente vão além das notas tocadas pelo aluno, já que o instrumento é capaz de tocar automaticamente várias partes da música, e por isso pode parecer até mais fácil de se obter um resultado interessante no teclado mesmo com poucas semanas de estudo. Contudo o que acontece é que nessas ocasiões é o instrumento que está tocando pelo aluno, o que é impossível de se fazer no piano, já que ele não tem tanta tecnologia assim. Logo é natural de se pensar que o teclado é “mais fácil que o piano”, mas na verdade um bom músico precisa dominar tanto a “técnica das mãos” quanto os recursos que cada instrumento tem a oferecer.