Bom, na verdade, a resposta é um pouco mais complicada do que a própria pergunta. O que acontece, normalmente, é que muita gente não tem uma ideia clara do que é a teoria musical e acaba acreditando que a teoria musical não é nada além da escrita e leitura da partitura (que é apenas uma das formas de se escrever as notas musicais).
Para você entender melhor, imagine que em uma sala de aula a professora escreva uma frase na lousa uma frase e peça para que um aluno a leia. Esse aluno lê a frase muito bem, mas será que ele é capaz de interpretar essa frase? Será que de fato ele conseguiria explicar a regência verbal que está sendo usada ali? Provavelmente não, mas mesmo assim ele soube ler a frase. O que acontece com a música é praticamente a mesma coisa, pois aprender ler a partitura é diferente de aprender teoria musical.
Podemos dizer que a teoria musical é gramática da música. É um conjunto de “regras” que fazem as músicas soarem como soam, e explicam com clareza a diferença entre estilos musicais ou porque uma música soa triste ou alegre, ou seja, vai muito além da partitura, que é a música escrita no papel.
Mas vamos voltar à primeira pergunta. É possível ser um bom músico sem saber teoria musical? Sim, é possível, e você talvez conheça alguém assim, que toca na igreja, em “barzinhos” ou até que veio da roça e que toca muito bem um instrumento musical sem sequer saber o nome das notas. Essas pessoas normalmente têm uma percepção musical (audição) muito boa, uma coordenação motora bem trabalhada e uma memória excelente e , principalmente, um apego sincero à música. Entretanto essas pessoas são a minoria. Para nós, que somos a maioria, a teoria musical serve para expandir nossos horizontes, porque nos dá um leque de possibilidades nos tornando mais seguros e versáteis como músicos.
Vamos pensar em um motivo mais prático pra você aprender teoria musical. Suponhamos que você toca na sua igreja e o padre, pastou ou celebrante pede a você para fazer um fundo musical para criar uma atmosfera de reflexão. Você precisaria escolher uma tonalidade e as notas que irá utilizar para criar essa atmosfera. Agora imagine que o vocalista da sua banda vai ser substituído por outro cantor e por isso vocês terão que mudar todas as músicas de tom. Vai ser muito mais fácil pra você modular, ou seja, trocar o tom das músicas se você conhecer esse ponto da teoria musical, com certeza vocês fariam isso com muito mais facilidade.
Segunda à Sexta das 10h às 20h
Aos sábados das 9h às 12h
Atendimento e aulas presenciais somente com agendamento prévio
Agende sua aula demonstrativa gratuita
WhatsApp (16)99313-4884
Tel: (16)3419-2839
Rua das Margaridas, 170 – Cidade Jardim, São Carlos/SP